terça-feira, 31 de agosto de 2010

Jardim dos meus sonhos

(por Maíra)

Olá pessoal, tudo bem?


Eu estou muito feliz! Uma das coisas que eu mais queria que acontecessem na minha casa está acontecendo! Deixe-me explicar pra vocês.

Desde que construímos a casa, uma das coisas que eu queria muito fazer era o jardim, só que vocês sabem né, construção, casamento, mobílias e tudo o mais do começo do casamento e o resultado foi que não tivemos dinheiro pro jardim.

Mas mesmo assim eu fui me virando, plantei grama, mas eu plantei mesmo e não era aquela que vende de quadradinho, eu plantei o que tirávamos de outros lugares... Também plantei espada de São Jorge na frente da parede redonda, plantei a trepadeira unha-de-gato no muro, dois arbustos (esqueci o nome da espécie) e também umas mudas de hortênsias.
Arbustos (eles dão uma flor branquinha)

Trepadeira unha de gato.
Espada de São Jorge.
Isso foi o que deu pra fazer sem gastar muito, pois na verdade, o que mais eu queria era a escada de dormentes usados. Que por sinal, aqui na nossa cidade estavam caros demais. Então eu encontrei um lugar em Curitiba que tinha mais barato, só que eles não entregavam, ou seja, eu precisava de um caminhão para buscá-los. Isso atrasou muito nosso jardim, mas tudo bem, porque no sábado retrasado meu cunhado estava com o caminhão da fábrica e foi buscar lá pra nós! Aí eu e marido começamos a montagem deste espaço tão esperado.

Ah! Pra completar eu comprei quatro bandejas de flor-de-mel, também conhecida como Álisso, dois buxinhos já crescidinhos e também um vaso de kalanchoê.

Então começamos o trabalho árduo. Marido que sofreu mais, pois os dormentes são muito pesados. Escavamos os espaços que eles ficariam, em baixo colocamos uma camada de pedra brita (para que a madeira não ficasse em contato direto com a terra molhada) e depois que colocamos os dormentes pusemos areia nos espaços, pois marido disse que a areia ajuda a assentar melhor.

Por fim fechamos de terra. Aí entre os degraus plantei as flores cheirosas de mel e colocamos também os dois buxinhos. Sim, os dormentes estão desalinhados de propósito, não gosto de coisas muito certinhas, e essa foi uma forma de brincar um pouco com o jardim.

Vocês viram que as flores vieram em caixotes de madeira? Por favor, preciso de ideias do que fazer com eles, pois são muito bonitinhos.

Ah! Também tem o canteirinho com as moreias que compramos essa semana. Nesse muro que pensamos em fazer o mini-deck+pérgola+banco. O vaso tortinho está com mini-amor-perfeito e no maior é uma orquídea que ganhei da Marina. Falando nela, ela também está mexendo no jardim, então acho que em breve teremos mais um post sobre esse assunto. Eba!


E não reparem nessa terra aí, na verdade a grama está bem desenvolvida, mas como o tempo está muito seco, cobrimos com um tanto da terra que tiramos pra colocar os dormentes, parece que tá feio, mas na primeira chuva tudo se acerta. E o muro feião em breve será coberto pela trepadeira e outros vasos que penso colocar.

Então, por enquanto o jardim está assim.


Posso dizer que estou muito feliz com o resultado, pois se tem uma coisa que me deixa feliz é ver algo que eu moldei, que eu planejei, estar crescendo e se transformando assim. Ainda falta muita coisa, quero  planbtar uma árvore, colocar um banco com uma pequena pérgola no muro e iluminação na escada com aquelas luminárias de jardim, penso que seria interessante usar as de energia solar, mas ainda preciso pesquisar mais. Por enquanto vamos ter que esperar, mas sinto que dei uma humilde contribuição ambiental ao planeta, com esse pequeno jardim, totalmente permeável.

Já estava esquecendo de dizer que para fazer a irrigação tanto do jardim quanto dos muitos vasos que temos nós armazenamos água da chuva. Pegamos com baldes ou outros recipientes. Além de ser mais barato é melhor para as plantas, pois não tem o cloro usado no tratamento.


E vocês o que acharam? Se tiverem sugestões me falem, pois é sempre bom ter mais opiniões.

12 comentários:

  1. o jardim ficou lindooo!!!!
    com os caixotes pq vc nao faz ums hortinha de temperos??? tenho uma aqui num canteirinho de platico e é mto util, tem hortelã, manjericão, alecrim, salsa, cebolinha...
    bjsss
    Flavia
    http://cheiadecoisinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Putz, que pena que pude atender vcs! Imagine que eu só vendo dormentes usados... Fica pra próxima. Abrs.

    ResponderExcluir
  3. visita este link tem uma idéia legal http://1.bp.blogspot.com/_LIzzsyDu4MQ/THxrArLsArI/AAAAAAAAGYI/6YBHFkX-qr4/s1600/artesanatolucia+12930-crop.jpg seu jardim está ficando lindo! também estou montando o meu e aproveitando para reciclar muita coisa... se quiser te mando idéias

    ResponderExcluir
  4. Vim conhecer o seu jardim com dormentes. Amei tudo! O seu jardim está muito mais avançado que o meu, que só tem as dormentes e grama. Também quero colocar uns buchinhos, uma fênix e umas florzinhas... Mas acho que ainda vai tempo... rsrs
    Beijoss

    ResponderExcluir


  5. Eu aqui novamente, Má aonde vc comprou esse triciclo? Quero um tbm para colocar no meu jardim.

    bjim

    ResponderExcluir
  6. Lu, vc não vai acreditar, mas comprei o triciclo lá em Goiânia há uns 7 anos!!!
    Foi a primeira coisa q comprei pra minha casa (muito antes de ter uma casa)...

    ResponderExcluir
  7. Humm...ai ai, lá é mto longe, rsrsr, vi alguns por aqui já, mas são de ferro ou alumínio, não sei bem. Quero mesmo um de madeira. Pensei que pudesse ter sido na feirinha do Largo.

    Bjim

    ResponderExcluir
  8. lindoo amo jardim estou arrumando o meu bjocas.

    ResponderExcluir
  9. Também amei o triciclo e, metida que sou, vou tentar fazer um pra mim. Se conseguir, aviso e a gente vê como faz pra repassar. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. eu amei já é asegunda vez hoje que vejo esta escada feita com dormentes amei ,também estou como vc criando o meu jardim meu muro tem a mesma trepadeira,tenho cipreste,palmeira ,frutas algumas plantinhas,só que meu espaço é pequeno mais estou me virando vou fazer esta escada se Deus quiser.vc´é dimais vá em frente em breve Deus vai realizar nosso desejo que é ver nosso jardim bonito.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo lindo jardim, adorei!!!
    As flores de mel são dificeis de cuidar?
    Gostaria de colocar no meu jardim também, mas me falaram que elas ñ gostam de muita água e ñ podem ficar na chuva!!
    vc sabe se é verdade?!
    desde já obrigada!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Andrea,

    Se eu te falar que não tem flor mais fácil de cuidar do que a flor de mel?! Pois pode acreditar... Eu nunca faço muita coisa com elas, basta molhar e tá prontinha! Não sei se é verdade essa história da chuva porque as minhas ficam pra fora no jardim e estão lá bonitinhas. Claro que conforme a época do ano elas ficam mais estragadinhas, mas na primavera volta com tudo!
    Boa sorte e se precisar de alguma coisa estamos por aqui.
    Beijo
    Maíra

    ResponderExcluir

E aí?