sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Passo a passo da cortina do quarto

Oi gente, vocês viram o último post sobre minha máquina de costura e a mesa de cavaletes né?!

Aí eu tive que começar a costurar de verdade. Depois de fazer uns testes, costurar uma almofadinha, foi a hora de me jogar e fazer um projeto com um grau de dificuldade mais alto. Resolvi fazer a cortina do quarto da frente. Eu não achei nenhuma pronta que gostasse bastante, aí resolvi arriscar.
Comprei o tecido listrado. Se você for fazer com o tecido listrado precisa verificar se a largura é suficiente para o tamanho da sua janela. O listrado precisa ficar em pé. Eu precisava de 2m e a largura do tecido era de 2,40, perfeito. Comprei 2,60 de comprimento. O tamanho da porta-janela era de 1,30. Dizem que o bom é comprar até 3 vezes maior, só que como o nosso teto é rebaixado nas laterais da janela, achei que não ficaria bom se sobrasse muito, por isso pensei que o dobro tava bom.
Também comprei ilhós, pois será uma cortina de varão.
Comecei fazendo as barras laterais de toda a cortina. Dobrei duas vezes para não desfiar. Costurar na máquina é a coisa mais fácil de se fazer uma cortina, o problema é alinhavar tudo... demora, mas é mais garantido que fique um bom trabalho.




Depois cortei o tecido bem ao meio para fazer cada parte da cortina e também fiz a barra.
Em seguida é preciso colocar os ilhoses. Perguntei numa loja e vi uns vídeos na internet de como fazia. Não tem segredo.  O ilhós possui duas partes, chamadas de macho e fêmea, pois eles se encaixam. Você precisa marcar no tecido onde quer que fique o ilhós, faz o círculo por dentro e corta. Então encaixa as peças e prende, não tem erro.









A distância que consideram melhor é deixar 15 cm entre cada um. É bom fazer os pontos de cada ilhós e medir do centro todos antes de cortar. No começo deixe em torno de 8 cm da barra pra começar a colocação das peças.



Outra coisa, é bom que os ilhoses sejam em número par, pois no acabamento da cortina fica melhor. Eu coloquei 8 em cada lado dela.






Uma das partes ficou um pouco mais comprida e está arrastando muito no chão, como é possível ver na foto, vou ter que aumentar um pouquinho a barra, mas eu não podia esperar pra mostrar logo.
 

E agora me contem o que acharam, deu pra enganar bem?

31 comentários:

  1. Ficou linda a cortina Maíra!!! Ótimo trabalho!!
    Gostei do tecido!! Combinou bem!!
    E a Karenina tá fofíssima com as cortinas novas!! :)
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  2. Oii, adorei as cortinas novas, parabéns pelo trabalho, ficou linda!!
    E a karenina é muito fofa, rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andressa, posso confidenciar que tô bem orgulhosa! hahaha

      Excluir
  3. Ficou linda e adorei o PAP, me incentivou a fazer a minha. Valeu!
    Bjos, Mari.

    http://studioartecasa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mesmo Mari, não tem segredo. AH! E depois posta pra gente ver né?!
      Bjinho

      Excluir
  4. Oiii,achei o máximo sua empreitada assim de cara!Você ja tinha feito algum curso de costura??Parabéns,adorei suas cortinas.E a última foto com a sua cachorrinha conquista qualquer um,hehe... Abraço =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, nunca fiz curso. Quando eu era criança minha avó me ensinou algumas coisas básicas...
      A Karenina é uma fofa mesmo, mas dá um trabalho tirar foto dela, nunca pára.
      Bjim

      Excluir
  5. Eu adorei! Deve ser uma verdadeira terapia! Parabéns pelo capricho :-)
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, obrigada. Realmente é uma terapia, super gostoso ficar ali costurando.
      Beijocas

      Excluir
  6. Adoro esse tom, deixa um ambiente bem agradável!
    Parabéns, ficou linda!!
    Bjs,
    Jéssica
    http://casinhadeumapequenamulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jéssica, eu gosto tb destes tons mais cru, acho rústico e chique! hehehe
      Bjoca

      Excluir
  7. Amei sua cortina, cor linda, além da economia dá um prazer ver o trabalho feito por vc mesmo!!
    Parabéns pelo talento.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jane, realmente é muito prazeroso o trabalho terminado, vale super a pena.
      Bjim

      Excluir
  8. Ficou linda a cortina !! belo tecido !! E amei o PAP do ilhós !! Eu achava que era muito difícil de colocar, que precisava máquina especial !!! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cristina, realmente é fácil de colocar o ilhós, eu tb achava q devia ser mais difícil.
      Bjinho

      Excluir
  9. achei fofa, quero fazer umas cortinas para meu quarto e v me deu uma boa base. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom serviu de inspiração, espero que dê tudo certo!
      Beijo

      Excluir
  10. Linda a cortina, Parabéns pelo trabalho e pela filhona maravilhosa... Gostaria de saber que tecido usou? pois me incentivou a fazer a minha!!!

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, obrigada. Eu fiz a cortina com linho, é o que sempre indicam e achei bom de trabalhar com ele. Que legal que você vai fazer também, boa sorte!
      Beijão

      Excluir
  11. Oi me chamo Michelle de Santa catarina. Graças a Deus achei seu site falando e mostrando como se faz uma cortina, eu vou tentar fazer uma para mim. Muito legal. E é bom a gente renovar as cortinas pq sempre compramos pagamos caro e das cores que nem curtimos muito. Vale a pena a gente comprar do nosso gosto e fazer nós mesmas. Valeuuuuuu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, que bom que gostou! Também acho, a gente acaba comprando por falta de opção, sendo que podemos fazer algo bem mais a nossa cara! Apareça sempre.
      Bjo

      Excluir
  12. adorei vou compra um tecido bem bonito e vou usar a dica valeu tava procurando um site bem mais facil de entender e encontrei

    ResponderExcluir
  13. Faz tempo que procuro um passo a passo de cortina e o seu foi incrível. Vou me arriscar e fazer umas cortinas aqui pra casa. Adorei, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, que bom que serviu pra vc! Apareça sempre por aqui.
      Beijoca

      Excluir
  14. Adorei seu post. Estava procurando um assim, que eu entendesse direitinho. Fiz as minhas cortinas e adorei o resultado. Até coloquei seu link por lá, se mais alguém quiser se aventurar... Obrigada!
    Beijo,
    Estela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Estela, fico tão feliz quando posso ajudar! Vou passar lá no seu blog dar uma olhada.
      Beijocas

      Excluir
  15. Olá gostaria de saber o tamanho do ilhós para um varão 3/4

    ResponderExcluir
  16. Oi mulher da Costura......rsssss
    Então tenho que fazer uma cortina pro meu quarto. Mas você vai rir mas tenho maquina de costura,mas mas mas não sei por ondas eu começo por onde vou o que compro e quantos metros de tecido......aiiiiii to desesperada.Meu marido fica pedindo a tal cortina.....rsrsrs pode me ajudar??obrigada Sara

    ResponderExcluir

E aí?