sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Pra você levar seus talheres

Oi pessoal, como estão?
Por aqui a correria de sempre e a minha vontade de costurar todo dia!

Como vocês sabem quando a gente tem um brinquedo novo não quer saber de outra coisa né? Então esse é mais um projetinho de costura, mas esse é bem fácil, é um porta-talheres.

Eu saio de casa cedinho e volto à noite, na hora do almoço não dá tempo de ir pra casa, então tenho que comer sempre fora ou no trabalho. Eu enjoei dos restaurantes perto do meu trabalho e faz um tempinho estou trazendo almoço de casa mais direto. Esse negocinho eu tinha um bem velho que fiz naquela minha maquininha de costura antiga, mas ele já tava descosturando e quando eu tinha feito não sabia colocar viés e tava todo estranho. Pois bem, agora subimos o nível da costura e através da internet aprendi a colocar o viés direitinho. Pausa: acho muito legal esse negócio das pessoas te passarem conhecimento através da rede, você consegue aprender qualquer coisa na internet e esse é um dos motivos que eu tenho o blog, repassar o que aprendo. Eu vejo as coisas por aí, dou uma mudada e passo pra vocês, é tão democrático e social isso, não é?! Eu e minhas divagações...
Voltando em 3, 2, 1: Pegue dois tecidos legais. Eu usei chita mesmo, mais barato impossível e é resistente, além de bonitinho. Corte dois retângulos de 30 x 40 cm. E mais um quadrado de 12 x 12 cm.
No tecido que será a parte interna do seu porta talheres você costura este quadrado na lateral inferior direita, deixando alguns centímetros distante da borda. Mas é preciso deixar a parte de cima sem costura, pois é por ali que entrarão os talheres. Na sequência você divide este quadrado em três partes de quatro centímetros e costura uma linha. É essa linha que separará cada talher.  




Então pegue os dois retângulos e costure as laterais pelo avesso. Deixe um espaço para desvirar. Depois de desvirar feche este espaço, pode ser a mão mesmo.



Agora vem a hora do viés. Vou tentar explicar de uma maneira bem simples. Primeiro você alinhava (eu só coloquei os alfinetes, depende do seu grau de coordenação na hora de costurar) a parte dobrada do viés (como se fosse a parte interna) assim como na foto.


Depois de costurar por toda a lateral você vai virar o viés como se fechasse o tecido dentro dele em seguida vai costurar do outro lado. No final é só cortar o excesso e pronto, o viés tá colocado! Não é tão difícil.


Para fazer o fecho você pode usar uma fita de cetim fininha. Há duas possibilidades, a primeira é costurar à mão mesmo bem no meio da fita na extremidade esquerda do tecido. Ou então você pode colocar a fita quando você costurar os retângulos pelo avesso e costurar ela junto. Acho que assim fica mais resistente, só vai dar mais trabalho na hora de passar o viés.


E é só isso. Nas repartições do quadrado você pode colocar até 3 talheres (eu sempre levo um garfo e uma faca e às vezes uma colher para a sobremesa). Enrole e amarre com a fita. Quando aberto ele serve como um sousplat para apoiar a marmitinha.



Eu comecei a fazer outros dois porque duas amigas do trabalho pediram. Em breve acho que vou ter que começar a vender! =) 
Bom final de semana!

3 comentários:

  1. Lindo lindo!! Tô esperando o meu!!! Hehe!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Pode deixar Flavinha que quando eu tiver a lojinha te aviso !;)

      Excluir

E aí?