quinta-feira, 10 de abril de 2014

Passo-a-passo – Almofada de Urso



Oi gente, hoje nós temos uma convidada especial aqui no blog. A Carla é minha amiga e adora trabalhos manuais. Ela já apareceu com um trabalhinho aqui, há muito tempo e já me ajudou em vários projetos também. Convidei-a para fazer alguns posts de seus trabalhos. Se ela quiser vai virar nossa colunista! hahaha. Pois bem, olhem que gracinha a almofada que ela fez para o sobrinho. Com a palavra, Carla:

Nada como um presentinho que a gente mesmo faz né?? Quando descobri que teria um sobrinho(a), fiquei pensando com os meus botões o que fazer... ainda não sabia o sexo do bebê, então tinha que ser algo mais neutro... aí lembrei de uma almofadinha que eu tinha visto em um blog um tempo antes (nesse link aqui: http://alessandrafazendoarte.blogspot.com.br/2011/03/faca-voce-mesma-almofada.html). Escolhi os tecidinhos, copiei o molde, e comecei minha almofadinha!!
 

Me bati um pouco com o passo-a-passo, então resolvi fazer o meu!!

Bom, primeiro escolhi os tecidinhos... todos são tricoline: o xadrez para a cara e o detalhe da orelhinha do urso, um marron escuro para as orelhas e o nariz, e um bege para a bochecha. Ampliei um pouco o molde que encontrei, e o fiz em uns pedaços de papelão que tinha em casa (acho que eram de embalagem de presente, ou de algum produto!). Na foto vocês vão reparar que o molde da cara do urso tá dividido, mas é que eu nem tinha um papelão grande o suficiente, então fiz com o que tinha.


O passo seguinte foi recortar cada coisa no tecido escolhido. Foram dois rostinhos no xadrez, 4 orelhinhas no marrom, e uma bochecha no bege. Os detalhes da orelha e o nariz eu cortei usando também o papel termocolante, para facilitar. Como usar o papel termocolante? Fácil! Corta mais ou menos o tamanho de tecido que você vai precisar, e papel termocolante do mesmo tamanho... Vai  até sua mesa de passar roupa, e junta o lado do papel que é de cola com o verso do tecido... aí passa seu ferro quente do outro lado do papel termocolante. Depois que estiverem colados, você desenha com o molde no verso, e recorta normalmente. Aproveite o ferro quente, e já passe as outras partes do urso que você recortou! E também já “cole” os detalhes nas orelhas, e o nariz na bochecha! É fácil, você tira o papel termocolante como você descola um adesivo, e a cola fica no tecido. Aí você posiciona onde quer colar, e passa o ferro quente para colar!

 
 
 

Quando estava com tudo recortado, montei o urso pra ver como ficaria, e já escolhi os botões que iria usar como olhos (adoro botões, então achei mais legal usar botões do que costurar olhinhos com a linha).


Antes de começar a costurar o urso com a máquina de costura, já aproveitei para casear os detalhes da orelha e o nariz na bochecha. Posicionei a bochecha no rosto do urso, prendi com alfinetes, e comecei a casear também. Quando estava quase fechando, coloquei um pouco de fibra para deixar mais fofinho, e aí finalizei. Depois ainda posicionei os botões dos olhos, e costurei no rosto. Do avesso, também prendi as orelhas com alfinetes, para poder costurar.

 
 
 
 Com a máquina de costura, costurei primeiro as orelhas (na verdade, quando fiz essa parte ainda não tinha a minha máquina de costura, e nem sabia usar a da minha mãe, então ela fez essa parte comigo!). Desvirei-as, e coloquei um pouco de fibra dentro.

 

Depois, foi a vez de prender o rostinho do avesso com os alfinetes. Quando fizer isso, você precisa posicionar as orelhinhas para dentro também, para costurá-las junto. Confesso que essa parte foi mais chatinha, nem é tão simples posicionar as orelhas iguais dos dois lados... não queria deixar o ursinho todo torto né? (Gente, essa parte eu esqueci de bater foto, antes de começar a costura... e depois já era né? Desculpa, espero que consigam entender mesmo assim!! Hehe). Mas, com tudo devidamente preso com alfinete, o passo seguinte foi costurar com a máquina em volta de quase todo o rostinho. Deixei um pedacinho aberto, para poder colocar o recheio dentro do urso!



Agora está quase acabando! É só desvirar o urso, preencher com fibra, e fechar a abertura com pontinhos invisíveis, e tcharam: almofadinha linda de urso finalizada!!! (Na foto já está até no berço do sobrinho, que agora já nasceu, e é um garotão!!).


E é isso aí!! Esse foi meu primeiro passo-a-passo, então nem sei se ficou tão fácil para entender, mas em caso de dúvidas, é só perguntar! :)



Ficou uma graça né? Então elogiem bastante pois foi difícil fazer essa menina escrever. Obrigada amiga por partilhar conosco!

8 comentários:

  1. Obrigada pelo convite amiga! :)

    ResponderExcluir
  2. Ficou uma graça, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, obrigada por compartilhar.
    Bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  4. Oiiii pra vcs!! rsrs
    Ficou lindo!!
    Amei!! Parabéns Carla, muito obrigada por compartilhar essa ideia com a gente!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. fofo demais...já quero reproduzir ;)

    ResponderExcluir
  6. Lindo seu trabalho!!! não tenho maquina e nein sei usar uma, será que consigo fazer a mão??w Alguém já fez e conseguiu??? obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi gostaria de saber como prender as orelhas

    ResponderExcluir
  8. Lindo! Adorei!
    Onde encontro os moldes?
    Obrigada!

    ResponderExcluir

E aí?