segunda-feira, 15 de junho de 2015

Colcha de Retalhos

Oi gente, tudo bem?
Pra mudar um pouco de assunto hoje temos uma convidada especial. A Carla já esteve aqui algumas vezes, ela que fez aquela almofada de urso-coisa-fofa, pra ver é só clicar aqui.
Hoje ela vai nos mostrar a super colcha de retalhos que ela fez e ficou lindona. 
Com vocês, Carla:


Olá gente! Estou voltando aqui no blog da dona Maíra para trazer mais um passo-a-passo de um projetinho meu para vocês: minha Colcha de Retalhos!


Antes de começar a mostrar como eu fiz minha colcha, vamos a um pouco de história, porque essa colcha foi uma ideia que passou por um processo bem lento de confecção! Tudo começou há uns anos atrás (uns 5 anos eu acho, hehe) quando comecei a fazer fuxicos e consequentemente a comprar retalhos de tecido. Tive então a ótima ideia de fazer a tal colcha de retalhos... como meus retalhos eram pequenos, resolvi fazê-la com quadradinhos de 11 x 11 cm. Naquele momento me pareceu uma excelente ideia (só depois eu percebi que seriam necessários muitos quadradinhos, muitos mesmo). Aos poucos fui juntando os tais retalhinhos, comprei vários, ganhei outros de pessoas queridas , mas nunca era suficiente pois eu queria diversidade (nada de repetir mais de três vezes o mesmo tecido... hahaha) e usei 528 quadradinhos, então imagine...
Mas vamos à prática então! Nem todas as etapas tem fotos, pois só pensei no passo-a-passo depois, mas vou tentar ilustrar o que der!
Comecei fazendo um molde de papelão medindo 11 x 11 cm, e com o molde pronto eu comecei a cortar meus quadradinhos. Eu desenhava o quadrado no verso do tecido e recortava. Como as vezes eu sou meio perfeccionista, eu fiz um molde de papelão de 10 x 10 cm e fui desenhando ele atrás dos tecidos, para depois fazer a costura bem no meio (a Maíra achou isso o cúmulo... hahaha).
  
Mantinha os quadrados meio organizados por cor, e sempre os iguais juntos.Depois que os quadradinhos estavam prontos, foi a vez de distribuir os tecidos para começar a costura. Separei em três pilhas os tecidos, nunca repetindo o tecido na mesma pilha. Assim fiquei com uma pilha para o começo da colcha, outra pro meio e outra pro fim, deixando os tecidos iguais o mais longe possível um do outro. Comecei a fazer então as fileiras para a colcha, com 24 quadradinhos (a foto não tá com fileiras de 24 quadradinhos, mas é só pra ilustrar). Fui intercalando as cores e as estampas dos tecidos para ficar o mais mesclado possível! Nas fotos vocês conseguem ver melhor como fui fazendo. Para guardar isso eu empilhei fileira por fileira, colocando um post-it pra separar o final de uma fileira do começo de outra.

E aí chegou o dia de costurar! Fui fazendo por fileira, sempre prendendo os quadrados com alfinete primeiro e depois passando a costura, um por um. Fiz sempre metade da fileira, depois a outra metade, e aí juntei as duas. E assim fui fazendo, até estar com as 22 fileiras prontas. Depois de prontas sempre identifiquei as fileiras com um post-it para não perder a ordem.
  
  
Um cuidado que eu tive na hora de costurar os tecidos foi a posição deles. Todos tecidos que tinham um lado certo, ficaram sempre para o mesmo lado. E em relação aos tecidos listrados, tentei deixar meio mesclado entre listras verticais e horizontais.
Quando as fileiras estavam prontas, chegou a hora de juntá-las. Para juntar duas fileiras eu usava praticamente todos os meus alfinetes e depois passava a costura! Aí eu ia juntando umas quatro fileiras, depois mais quatro, porque quanto maior ia ficando, mais difícil de manusear (eu não tenho uma mesa de costura mesmo, então os espaços que eu costurava nunca eram muito adequados e práticos pra costurar o fim da colcha)!
  
  
  
  
Quando juntei tudo, fiquei simplesmente encantada! Ficou muito mais legal do que eu achei que ficaria, principalmente por ser meu primeiro grande projeto de costura! Foi um desafio, mas foi muito legal e gratificante ver ela quase pronta! Na foto estiquei ela na cama da Maíra para ter uma noção do tamanho que tinha ficado.
Depois disso estava na hora de fazer os acabamentos.Eu comprei um tecido (que eu não lembro o nome) para colocar no fundo. Comprei de uma cor neutra, e um tecido que dava a largura da colcha, para não precisar fazer remendos. Quando cheguei em casa, vi que o vendedor cortou tão torto o tecido, que nem dava pra colcha toda! Foi muito frustrante, pois era pra ser a parte fácil né... Mas fui lá, troquei o tecido (por conta da loja claro) e mandei ver! Novamente o tamanho não estava de acordo com o da colcha, mas decidi então diminuir uma fileira de retalhos e deu certo.
Prendi um dos lados da colcha com um dos lados do tecido usado os meus alfinetes. Depois fui passando os dois com o ferro de passar e prendendo com alfinetes de segurança a cada três quadradinhos, e com alfinetes normais na laterais. Quando terminei de prender eu costurei as laterais.
  
  
Quando estavam todas as laterais costuradas, fiquei pensando como prender a manta de retalhos e o tecido de fundo no meio. Não queria passar nenhuma costura no meio dos retalhos, então resolvi fazer uma cruz com um fio mais grosso nas emendas onde eu tinha colocados os alfinetes de segurança (de 3 em 3 quadradinhos, tanto na horizontal quanto na vertical). A parte de trás não ficou a coisa mais linda do mundo, mas na maior parte do tempo nem vai aparecer, então nem me importei!

Agora só faltava uma coisa, o viés. Cortei o excedente de tecido nas laterais e comecei a prender o viés com alfinetes e depois passei a costura. Usei viés pronto e escolhi uma versão estampada, que para mim combinaria mais com a colcha.
  
  
E depois de muitos anos, muito trabalho e muita expectativa, sonho realizado! :)
Agora tenho uma colcha de retalhos que eu mesma fiz! Orgulho de ter terminado meu projeto, ter feito esse passo-a-passo (demorei bastante pra fazer ele também!!Hehe) e agora ter minha Colcha de Retalhos (só esperando eu trocar minha cama por uma maior para ser usada! Haha)!! Na foto dá pra ver como ela ficou, apesar de estar meio amassadinha!!

Bom pessoal, é isso aí! Espero que tenham gostado da colcha e do passo-a-passo. Quem sabe não inspiro alguém a ter um projetinho desses também!? Vale a pena!! E sabe o que acho mais legal? Apesar de ter comprado muitos dos tecidos, uma boa parte foram doações e presentinhos! Família e amigos ajudaram a construir meu projeto, e sempre que eu reparar em vários dos retalhos vou ter lembranças especiais das pessoas que me ajudaram! :) Obrigada aos que ajudaram, o que inclui a Maíra, que ainda abriu um espaço no blog para esse post! Muito obrigada amiga!!
Até o próximo projeto!!
Carla

De nada Carla, estamos sempre aqui pra projetos lindos como esse. Legal né povo, eu achei a colcha mais linda. Ah! Façam muitos comentários porque não foi fácil convencer a Carlota a fazer esse post!

6 comentários:

  1. Obrigada de novo pelo espaço no blog Maíra!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é q agradeço por dividir com a gente algo tão legal!

      Excluir
  2. Carla, que perfeição, muita linda. amo coisas artesanais assim.
    http://casadaaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii!
    Fica lindo e super criativo!!!
    Aguardo sua visitinha lá no meu cantinho...
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  4. Carla, boa tarde, sou Luciléa Baroni, obrigada pelas dicas, estou começando a fazer minha colcha de retalhos, comprei a maquina de costura, só para realizar esse sonho, fazer uma colcha de retalho, e suas dicas passo a passo foram maravilhosas. obrigada beijos

    ResponderExcluir
  5. Lindo adorei, vou fazer de solteiro uma Lara cada filha, lra guardarem de recordação <3

    ResponderExcluir

E aí?