terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Móbiles de cortina e como fazer fuxico

(por Maíra)

Olá pessoas queridas,

Esses móbiles que vou mostrar faz algum tempo que fiz e como vocês lembram estou meio sem ideias de posts... hehehehe.

Esse aqui eu fiz com flores de fuxico e pedras transparentes. Foi de presente pra minha titia querida e a foto é na casa dela.


Já esse outro usei também as flores de fuxico e miçangas no mesmo tom.

Desculpa aí, mas não consegui uma foto muito legal...
 


Vocês sabem fazer as diferentes flores de fuxico? Ó, pra quem não sabe:

Corta círculos nos retalhos de tecidos. É bom usar uma matriz (pode ser um copo, uma tampa) para que todos tenham o mesmo tamanho.



Aí se vc quiser fazer aquela florzinha mais tradicional de todas apenas alinhave todo o contorno do círculo e depois puxe a linha e arremate. Pode colocar um botão, uma pedrinha pra fazer o centro.




Já as outras são um pouco mais elaboradas. Você vai precisar de 5 círculos para cada flor. Pegue o primeiro dobre ao meio e alinhave. Enrugue até o nó que você deu no fio e faça isso com as outras pétalas. Finalize com alguns pontinhos. Fica legal colocar uma pedrinha de miçanga, um botão ou coisa parecida no centro para o acabamento.



Já a terceira opção é a seguinte. Você pega mais um círculo de tecido (aqui també usa 5 pedaços) e dobra  ao meio e mais duas vezes ao centro, como na foto e faz todo o mesmo procedimento de alinhavar, enrugar, finalizar...





A última opção você pega o tecido, dobra ao meio duas vezes e repete a operação 'alinhavar, enrugar, finalizar'.



E fica assim:


Prontinho, agora você já sabe fazer flores de tecido e não tem mais desculpas pra jogar fora aqueles retalhos né?!
Uma coisa legal de fazer é colocar enchimento nas pétalas antes de fechá-las, aí a flor fica gordinha. Não fiz nessas porque não tinha em casa, mas quem tiver vale a pena. Ah! Outra coisa, não reperem nos tecidos todos diferentes uns dos outros, mas é que pra fazer o PAP fui juntando tudo que eu tinha... Espero que dê pra entender.

Bem, voltando aos móbiles, tem mais esse aqui, que eu inventei o elefantinho.


Desenhei um elefante, passei para uma base de isopor (sabe aquelas bandejas de isopor na qual vêm alimentos? São ótimas matrizes para isso) e recortei no tecido. É só recortar dois elefantes no tecido. Tome cuidado para os dois serem de lados diferentes, senão não dá pra costurar, pois um ficará no avesso.
Aí você une os dois pelo avesso, costura quase tudo, deixa apenas uma parte pra desvirar, devira e enche com enchimento de almofada, tenta costurar com ponto invisível a parte que falta e pronto. Aí é só ir passando numa linha ou fita e montando seu móbile.

Agora se vocês fizerem mandem pra mim, adoro ver as coisas postas em prática.

8 comentários:

  1. o elefante é fã de parmalat ti ti!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO TRABALHO. gosto de pessoas que postam seus dons para que outras pessoas possam aprender de graça. se vivermos disso acredito que não é legal postar o nosso esforço nosso sustento aqui, mas se for um hobbie que bom que outras pessoas possam ser contempladas. Eu também sei fazer muita coisa, mas acredite não sei postar

    ResponderExcluir
  3. Quem será esse Anônimo tão gentil? Se você quiser mandar algumas fotos de algo que você fez a gente faz um post aqui no blog pra vc!
    Obrigada pelo carinho...

    ResponderExcluir
  4. nossaaaa axei lindo o primeiro . . gostaria do passo a passo do primeiro e o tipo de material . . parece q no final tem um modelo de borboleta?? eh isso ?? lindaaaa . . . poderia mandar por favor p meu e-mail ?

    ResponderExcluir
  5. Oi Andrea, o primeiro móbile foi feito com a última flor de fuxico que eu mostro no passo a passo neste post, com retalhos de tecido que eu tinha em casa. As outras coisinhas são miçangas que você encontra em loja de peças pra bijuteria, inclusive aquela borboleta ali no final.
    Se tiver mais alguma dúvida é só escrever pra gente! E boa sorte com os trabalhos.
    Beijos
    Maíra

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS EXCELENTE TRABALHO....

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo post, esclareceu muito. Parabéns pelo blog ;***

    ResponderExcluir

E aí?