(by Marina)
Vi no site realsimple e achei perfeito pra postar para esse final de semana com feriado =) Traduzi e dei uma adaptada, é claro. Lá eles têm 9 dicas, aqui só vou postar 5.
Claro que as dicas são pra pessoas completamente amadoras e sem prática na arte da faxina, como eu, mas são engraçadinhas e fazem as coisas parecem mais simples pras que já sabem alguma coisa. Serve de estímulo e serve pra dar pro marido aprender como se faz! (O meu não precisa, ele olha pra fora, vê sol e diz: "Acho que vou lavar roupa!")
Trabalho sujo nº 1: Trocar ou esvaziar o saco do aspirador
Tempo que leva: de 5 a 10 minutos.
Por que é importante: Quando a bolsa está a mais de metade, perde o vácuo de sucção. Quanto mais cheia estiver, mais pesado a máquina trabalha. Ela pode trabalhar tão duro que o motor pode queimar.
Passo 1: Ligue o aspirador por 30 segundos para empurrar toda a sujeira residual na máquina pra dentro do saco. Desligue.
Passo 2:
* Se você tem um saco descartável: Antes de puxar o saco, coloque um pedaço de fita adesiva em cima do buraco por onde a bolsa se conecta ao aspirador, diz Louanna Henning, diretora de limpeza no hotel Rosewood Mansion on Turtle Creek, em Dallas. Isso evitará uma nuvem de poeira explodindo em seu rosto.
* Se você tem um saco de pano reutilizável ou uma caixa de plástico (para um aspirador sem saco, por exemplo): Trabalhe ao ar livre. Coloque o saco ou a caixa dentro de um saco de lixo e sacuda a poeira, diz Debra Johnson, gerente de treinamento para o Memphis-based Merry Maids Serviços de limpeza. Lave o saco em água quente antes de reconectar (ou jogue a bolsa na máquina de lavar e deixe-o secar).
Tente fazer isso: A cada um ou dois meses, se você tem filhos e/ou animais; duas vezes por ano se não.
Trabalho sujo nº 2: Limpar os insetos mortos dos lustres (ou plafons, ou cúpulas)
Tempo que leva: 15 minutos.
Por que é importante: Os cadáveres se acumulam, especialmente no verão. Eles não são perigosos para a
saúde, mas quem aguenta olhar para eles?
Passo 1: Desligue a lâmpada a chave geral para a sua segurança. Use um avental com bolsos para guardar utensílios. Com uma chave de fenda e um pano de algodão no bolso, suba em uma escada alta, que vai te deixar olho no olho com o dispositivo. Desparafuse a cúpula. Limpe a lâmpada com o pano.
Passo 2: Desça da escada e se vá até a cozinha. Jogue os insetos mortos no lixo. Forre a pia com uma toalha de prato grande (para evitar quebras) e coloque cúpula em cima, com o lado aberto para cima. Encha com água morna e um pouco de detergente e deixe de molho.
Passo 3: Limpe com uma esponja, enxague e seque.
Passo 4: Quando estiver seca, recoloque a cúpula.
(E considere mudar para cúpulas de vidro fosco, que camuflam melhor que os de vidro claro a quantidade de corpinhos.)
Tente fazer isso: Quando você estiver cansada de olhar para os insetos.
Trabalho sujo nº 3: Limpar a lata de lixo da cozinha
Tempo que leva: 15 minutos.
Por que é importante: Quando os vestígios de comida e líquidos que escapam do saco de lixo apodrecem, mofo, bolor e bactérias podem crescer, causando um odor desagradável. Mofo e bolor também podem ir para o ar e agravar alergias.
Passo 1: Pegue a sua lata de lixo, leve para fora e jogue água com a mangueira. Deixe secar. (Sem espaço ao ar livre? Trabalhe em sua banheira.)
Passo 2: Borrife dentro e fora da lata com um limpador para sujeira de animais de estimação (céus, isso existe no Brasil?), pois estes produtos contêm enzimas que matam as bactérias e neutralizar odores, diz Mary Findley, uma faxineira veterana e fundadora da Mary Moppins, um fabricante de produtos de limpeza verdes em Eugene, Oregon.
Passo 3: Usando luvas de borracha, esfregue a lata com uma escovinha de nylon. Enxágüe com a mangueira e seque com um pano. Ou, melhor ainda, deixar a lata secar ao sol. O calor ajuda a erradicar a mofo.
Tente fazer isso: a cada dois meses ou sempre que o cheiro estiver nojento.
Trabalho sujo nº 4: Limpar atrás e embaixo da geladeira
Tempo que leva: 20 a 30 minutos.
Por que é importante: Muita poeira sobre as bobinas pode fazer uma geladeira não trabalhar como deveria. E a poeira debaixo do refrigerador pode se misturar com a umidade do ar e fazer uma gosma que acaba com seu piso.
Passo 1: Tire a geladeira do lugar, segurando ambos os lados e suavemente balançando na sua direção (imagine a cena!) Quando conseguir, puxe o plugue (sua comida irá sobreviver se você limpar rápido!).
Passo 2: Para tirar a poeira em torno das bobinas do condensador (o aparelho cheio de ferrinhos na parte de trás), use uma ferramenta bem fininha ou uma escovinha. Em seguida, delicadamente, o aspirador e seu dispositivo de escovinha. Algumas geladeiras têm a grade removível. Se a sua for assim, tire ou desparafuse e limpe exatamente como dissemos acima.
Passo 3: Limpe a parede atrás da geladeira e as laterais com um pano de algodão úmido e um pouco de detergente. Em seguida, limpe o chão. Uma solução de 1 / 3 de xícara de vinagre branco e ½ litro de água morna é uma aposta segura para a maioria das superfícies, com exceção de azulejo e pedra. Para estes, use água quente ou um simples limpador para azulejos.
Passo 4: Após o piso estar totalmente seco, ligue a geladeira e coloque-a no lugar.
Tente fazer isso: Duas vezes por ano.
Trabalho sujo nº 5 : Limpeza do banheiro
Tempo que leva: de 10 a 15 minutos.
Por que é importante: Se o banheiro for ignorado por muito tempo, mofo e bolor podem penetrar no rejunte e pode ficar impossível de removê-los (nem me fala!). Os resíduos de espuma podem descolorir a parede.
Passo 1: Borrife as paredes com um limpador multi-uso e esfregue com uma escova de cerdas duras. Para resíduos de espuma, mofo e bolor use produtos de limpeza pesada. Quando se trata de sujeiras no rejunte, o site dá umas opções de produtos milagrosos que eu não sei onde encontrar e nem nunca ouvi falar (sim, essa é a tradutora falando).
Passo 2 (para boxes de chuveiro): Use limpador de vidro ou, se você está lidando com muito resíduo de espuma, vinagre branco puro fervendo (sim, tome cuidado). A escova pode riscar o vidro, por isso use um pano de microfibra ou uma esponja que não risca. Um truque para os trilhos das portas do box: Despeje um pouco de vinagre no trilho, deixe descansar por alguns minutos, depois esfregue com a escova e uma toalha seca. Não há necessidade de enxaguar. Depois de um banho ou dois, o cheiro de vinagre terá ido embora. (Essa é dica é muito Marina!)
Tente fazer isso: A cada duas semanas para a limpeza leve (com limpador multiuso), uma vez por mês para o box.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E aí?