segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Como fazer um cesto de roupa de madeira e tecido

Bom dia!

Essa ideia é super bacana, faz algum tempinho que estava querendo colocar em prática. Já vou avisando que é um dos maiores passo a passo deste blog!
Foi só mandar uma foto pro Fernando que em uns dois, três dias ele já tinha feito a armação de madeira. Foi tão rápido que não tenho muitas fotos.
Como foi:
Pegou um resto de madeira de um pallet que tinha desmontado, cortou nas medidas: 80 cm a altura e para a lateral 40 cm. Depois passou a plaina (ou cepilho) manual, deixando bem lisinho. O acabamento assim é muito melhor do que com a lixadeira.



 Depois foi fazer a armação, colando as duas travessas menores entre as maiores, uma na parte de cima e uma em baixo com cola de madeira. 
Quando secaram bem, foi preciso fazer a montagem, ele usou um pino de madeira bem afixado para dar o movimento que a armação precisava. Assim não aparece, mas dá pra fazer com parafuso também, só que daí vai ficar aparecendo.


Agora veio a parte difícil - a parte que eu tive que fazer!!! hahaha
Bem, pra fazer o cesto de tecido usei algodão cru, porque acho que combina bem e outros tecidinhos.  É, esse é um cesto reversível, ele é frente e verso, enjoou é só mudar o lado!
Não achei nenhum tutorial em português, só esses dois em inglês:
aqui e aqui.
Pra você não ficar sofrendo no google tradutor que é terrível para termos de costura eu vou mostrar o passo a passo de como fiz.
Primeiro medi a armação para ter uma ideia do tamanho que seria necessário fazer o cesto. Achei que de 60 cm de altura estava bom e nas laterais fiz um lado com 35 cm e o outro com 29 cm.
Antes de começar eu fiquei um bom tempo estudando as medidas, vendo os tutoriais e calculando. Além de escolher os tecidos.

É preciso fazer dois cestos. Eu comecei com o de tecidos coloridos. Cortei todas as medidas. Fiz assim: Tecido florido 30 cm, listrado 26 cm e o de pássaros 6 cm, uma sobra para a costura. Vou tentar explicar cada detalhe, mas eu achei um pouco complicado, se não entender alguma coisa pergunte que eu respondo tá?
 Pega os 3 tecidos na mesma medida de largura. Um lado tem 29 cm e outro 35 cm, então costura as duas fileiras de 29 e as duas de 35 cm. Sempre o lado direito dos tecidos juntos. 
 Vai ficar assim:


 E aqui o verso:
 Pronto, você tem 4 fileiras com a mesma ordem dos tecidos.

 Pra fazer a base a medida é a mesma, 29x35 cm. Eu fiz com algodão cru. É preciso costurar uma entre-tela em uma das bases, eu escolhi a do cesto colorido.

 Bem, agora é preciso costurar cada fileira na base. Vai ficar um grande sinal de mais (+).
Sempre o lado direito com o lado direito.
Quando for costurar, deixe 1 cm no cantinho, para poder costurar as laterais depois. Então você costura até a marquinha, e pára. Depois no outro lado, faz a marquinha de volta e começa e termina a costura de cada lado independente. Nada de costurar toda a lateral de uma vez.


 Vai ficar assim:
 

 Agora é a hora de juntar as laterais. Vá colocando alfinetes, um lado de cada vez. E costure pelo avesso toda a lateral. Faça isso as quatro vezes e o cestinho estará montado. 


No final é um pouco ruim de costurar por causa da entre-tela, mas vai com fé que dá certo.
Depois de terminar o primeiro cesto é hora de fazer o segundo. Como contei, fiz esse com o algodão cru, e claro que foi mais fácil, já que não tive que cortar e costurar vários tecidinhos. Então foi preciso cortar 4 partes, duas de 29x60 cm e duas de 35x60 cm. A base foi a mesma coisa, 29x35 cm, mas agora não é preciso a entre-tela. Segue todo o mesmo processo, faz um grande sinal de + e depois costura as laterais. 
Então, pega os dois cestos e dobra uma borda em cima, assim:
 
 Insere um cesto dentro do outro, avesso com avesso.


 Agora uma pausa para explicar outra etapa. As alças. São preciso quatro delas. Pegue um tecido e corte quatro partes de 10x20 cm.


 Faça dobras, primeiro ao meio depois as duas laterais para o meio.
 






Costure nas duas laterais:



Faça isso quatro vezes.


Agora faremos a montagem final do cesto. Você já juntou os dois cestos né? Pegue essas alças que acabou de fazer, dobre ao meio e insira entre os dois cestos, sempre nas costuras.

 
 
 E finalize a costura por toda a borda superior.
 E pronto. É só encaixar na armação de madeira.
A Karenina pediu pra avisar que aprovou!
 Agora no local que vai ficar:
 
 
 Se enjoar vira o lado e pronto.
 
 
E daí, o que acharam? Muito complicado? então encomenda que a gente faz pra você!

Tchau pessoal! Boa semana!

7 comentários:

  1. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    se sumir esta por aqui.
    obrigada pela visita
    beijocas,sejamos gentil.
    bela semana em DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Pap, muito bem elaborado.
    E a "idéia" do cesto em si, que a gente pode fugir do convencional "plastico" e ter algo bem estiloso.
    Parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adelaide,
      O que mais gostei foi de fugir do convencional e ainda poder colorir um pouco o espaço!
      Bjo

      Excluir
  3. Ficou lindo Maíra!!!
    O detalhe do tecido de passarinho ficou ótimo. ;)
    Beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlota, obrigada, também adorei o tecido de passarinhos.
      Bjim

      Excluir
  4. Gostei da sua bancada do banheiro. Onde vc adquiriu? Me envie por gentileza no email: lianinha_rocha@hotmail.com

    ResponderExcluir

E aí?