quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mureta de blocos de concreto

(por Marina)

Ainda não deu tempo (nem dinheiro) pra que a gente terminasse a nossa casa. Assim, tem ainda muito investimento que precisa ser feito. Um deles é uma mureta que a gente tem que fazer na parte de trás da casa pra impedir que a terra caia. (Aplainamos o terreno para construir e isso nos deu um desnível com a parte de trás de mais de um metro de altura.) Estudamos vários jeitos de fazer isso, várias ideias diferentes, até que vimos isso.
O cãozinho é um detalhe a parte, mas a ideia de empilhar blocos de concreto é o foco aqui. Concentrem-se!


Quando falei pro marido, ele, muito incrédulo, me disse: "Mas blocos de concreto são ocos." Então ele procurou na internet e descobriu que sim, são ocos mesmo, mas que existem blocos chamados "de vedação" que tem um fundinho. Aí é só encher de terra. 



Olha de novo o efeito.



Nessa imagem dá meio pra ver como fazer pra que uns fiquem saltadinhos no meio. Acho que tem que colocar uns bloquinhos mais finos atrás. Não sei se precisa de argamassa pra grudar os blocos, mas provavelmente sim.

Vi aqui. E acho que vamos fazer, sim.

5 comentários:

  1. Maira e Marina,
    na verdade trata-se de um muro estrutural composto, como você tem o desnível o ideal seria comprar BLOCOS ESTRUTURAIS de dois tamanhos: seria o bloco inteiro (19 x 19 x 39) e o meio-bloco 19 x 19 x 19, para quando você compor ter esse efeito "pra frente/pra trás", se você já possui um muro nos fundos da casa (na divisa) basta comprar BLOCOS DE VEDAÇÃO mesmo que eles não sofrerão a pressão da terra.
    Em relação ao fundo par aque a terra não escape, você tem vária mandeira de fazer isso, a principal é pedir para que a fábrica de pré-moldados faça com fundo o bloco de 19 x 19 x 39, ou então você mesmo pode confeccionar o fundo, basta comprar compensado e cortar nos tamanhos corretos, não esqueça de fazer pequenos furos com um preguinho, pode ser uma tachinha mesmo para que a água escoe sem levar a terra, ou se não quiser ter esse trabalho todo colaca no fundo manta geotextil (custa R$ 6,00/m²) em lojas de jardinagem, e corta em pedacinhos que dê sobra pra você poder colar as bordas por dentro do bloco, pode colar com super cola mesmo.
    Sou arquiteto e paisagista.
    Segue meu blog!

    ResponderExcluir
  2. muito show

    hoje moro em apartamento, estamos para mudar para uma casa, e assim que mudar iremos fazer tambem, muito lindo

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótimo. Acho que seria interessante, também, fazer da "floreira" o próprio muro.

    ResponderExcluir
  4. É uma ideia maravilhosa até mesmo para criar um jardim "vertical" para as pessoas que gostam de flores e não tem espaço...

    ResponderExcluir

E aí?