sexta-feira, 26 de julho de 2013

Papel de parede

(por Maíra)

Oi pessoal, tudo bem?

Eu tirei uns dias que tinham sobrado das minhas últimas férias e aproveitei que o Fernando também estava de férias pra colocarmos a casa em ordem. 
Então, instalamos algumas luminárias, terminamos de pintar um cômodo que estava fora do orçamento dos pintores, começamos a fazer a escada (a parte decorativa dela), vieram instalar os vidros e o piso laminado, também instalamos a caixa d'água e o vaso do banheiro de cima, colocamos papel de parede e fizemos outros detalhezinhos! Ufa!!! Tudo isso em 10 dias em casa, como ficar em casa rende o serviço, né?

Papel de parede e piso laminado, tudo com carinha de casa de vó =)
Mas como é muita coisa vou dividir em alguns posts. O de hoje é sobre o papel de parede. A gente comprou dois rolos no Paraguai, numa viagem que fizemos pra Foz do Iguaçu. Aí compramos a cola especial aqui em Campo Largo mesmo e preparamos, compramos em loja de produtos de decoração, é um pózinho que tem que diluir na água. Falaram que é melhor fazer de um dia pro outro. Na verdade é bem estranho, parece que vai ficar todo empelotado, mas no outro dia fica bom.

Tentei pegar na foto a consistência que ficou, mas acho que não deu muito certo! hahaha Bem, não é líquido mas também não é muito grossa. Entendeu?! =)


Esse foi o papel escolhido. O pulo do gato pra você fazer a instalação por você mesma, é estar bem preparada. A gente montou essa mesona. Na verdade ele é uns bancos com algumas tábuas encapadas com uma lona, assim tinha como estender o papel sem sujar.


Alguns dos materiais utilizados: estilete, trena, rolinho de pintura, tesoura, alicate, cachorro...
Primeiro medimos a parede, cortamos o papel com uma sobra de 10 cm e passamos a cola com o rolinho. Eu dei uma reforçada com um pincel nas bordas, pra ficar mais seguro.
Instalamos a primeira parte. Aqui em casa, como vocês já devem ter percebido, o segundo andar acompanha o telhado, então o forro é descaído. Isso dá um pouco mais de trabalho, mas nada que seja impossível. 
Cada fatia de papel colocado você vai medindo, alinhando e arrumando as bordas. Na primeira é preciso verificar o prumo (alinhamento), porque se colocar a primeira torta, todo o resto ficará errado. O meu tinha desenho, então em cada emenda é preciso verificar se o desenho casa com o pedaço já colocado. 


Arabescos que formam corações
O acabamento em cima é feito com uma chapa de aço e estilete, mas este precisa estar bem afiado, senão ele masca o papel e estraga.

Depois é só curtir seu feito. Posso dizer? Não é tão fácil assim. Dá trabalho, tem hora que você quer desistir, mas você consegue. Só uma coisa, não tente colocar sozinha, é bom que seja em duas pessoas. Se for fazer preste bastante atenção às emendas e alise bem com uma espátula de plástico pra retirar bolhas e excesso de cola.
O meu se olhar bem atentamente dá pra ver defeitinhos, uma ou outra emenda, mas é assim né? Se eu economizei na colocação não posso reclamar dos colocadores!!!
Ah, a gente já tá dormindo no quarto e eu fico um tempão olhando esse papel e eu adorei, não achei cansativo e ficou com cara de antiguinho, que era o que eu queria. 



10 comentários:

  1. Bem lindo, dá mais aconchego, vc mora em Campo Largo Paraná? bJÔ

    ResponderExcluir
  2. Seu cachorro é uma graça!
    Eu aprontei por aqui tbm, mas usei tecido, acho mais barato do que o papel e o resultado [e praticamente o mesmo. Muito fofo essa estampa que vc escolheu, a dois é bem mais fácil de aplicar né?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val, eu já coloquei tecido na parede também, por isso queria alguma coisa diferente desta vez. E agora acho que gosto dos dois! =)
      Bjo

      Excluir
  3. Que maravilha! Muito trabalho, mas é recompensado com o depois que fica lindo. Parabéns pelo trabalho em família, com ajuda e companhia é sempre melhor...
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  4. Oi lindona !!
    Olhando assim ficou perfeito !!rsrs!
    Ja coloquei papel aqui em casa uma vez , uma parede pequena , não achei que deu tanto trabalho pois o meu era liso , mais sei que no sei caso é mais complicado mesmo , agora estou pensando em colocar um tecido muito parecido com o seu papel em meu quarto , apesar de estar de férias , não tenho quem me ajude ,pois vou ter quer lixar a parede , a pintura está descascando, então isso vai demorar um pouco para acontecer ..Mas assim que estiver pronto merece um post .
    Tenha um ótmo final de semana!!
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  5. Maíra! Ficou lindo o papel de parede!! E nem dá pra ver defeitos não! Vi de perto e posso assegurar que foi um trabalho de qualidade!! :D
    Ai, a primeira foto da Karenina fofinha na frente do papel de parede tá demais!! Haha!
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  6. Olá estava dando uma olhadinha no seu blog, estou te seguindo.
    Sua casa esta ficando linda!! Ficou muito bom o papel de parede, pelas fotos parece perfeito.
    Linda sua cachorra, é uma labrador? Eu também tenho um labrador preto mas ele é mestiço de rotwailler, amamos ele...
    Parabéns pela sua casa!!

    bjos
    Andressa
    http://nossataosonhadahumilderesidencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa,
      Ela é uma labradora sim, esses peludos são muito fofos, não tem como não amar, né!?
      Bjos

      Excluir
  7. Que legal as dicas... td de muito bom gosto. e lindo mesmo é ver o auau acompanhando tudo. Parabéns! Vou continuar passeando por aqui pra me inspirarum pouquinho, tá? Bjs

    ResponderExcluir

E aí?