sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Armário de demolição (como fazer um pra alegrar sua casa)

Oi gente, muito calor por aí? Aqui tá bastante também, mas eu nem reclamo, porque a gente passou tanto frio no inverno... hahahaha

Antes e depois do armário
Hoje mais um faça-você-mesmo que tanto gostamos! Quem lembra de quando ganhamos este armário? Entra aqui e dá uma olhada em como era. Um ano e meio depois ele entrou na mesa de operação, ou melhor de restauração. 
Começamos lixando tudo, mas não tão bem a ponto de tirar toda a tinta, porque queríamos que ele ficasse com parte da sua história aparecendo. Depois seguimos este passo-a-passo de descupinização e deixamos ele enlonado por um mês. Enquanto viajamos o bichinho ficou lá quietinho esperando os cupins desaparecerem. E tinha bastante cupim. 


Quando pegamos novamente precisávamos fechar os buracos dos cupins, usamos dois produtos, o primeiro uma massa para madeira que eu não gostei muito não e resolvemos tentar uma coisa que o Fer viu na internet, cera de abelha e querosene. E achamos muito melhor, fica mais natural e é bem fácil de passar. Bem, depois de passar por tudo montamos e encaixamos as portinhas. 
Usamos as mesmas dobradiças, só foi preciso dar uma lixada antes. 
A pequena fechadura estava horrível, marido achou que não tinha jeito, mas eu peguei uma faquinha e comecei um trabalho minucioso de restauração (#convencida). Consegui tirar toda a tinta e sujeira e veja como ficou bom! Colocamos com preguinhos e já levamos pra dentro de casa. 




Eu estava precisando demais de espaço na cozinha, por isso a urgência em instalar logo, mesmo sem os puxadores. 
Ele é super espaçoso, coube um monte de coisa. Na parte inferior estou colocando mantimentos fechados, tipo uma despensa (na casa dos avós de vocês tinha uma despensa? Na dos meus tinha sim!). E na parte de cima, onde tem as portas de vidro quis colocar minha louça da vovó pra ela ficar bem metida e aparecida pois é bonita demais pra ficar escondida! E do outro lado a louça quadrada linda que ganhei da mamãe. Nas gavetas toalhinhas e sacolas retornáveis.


Para os puxadores, que antes eram de madeira também azul (bem sem graça né?!) eu resolvi que queria aqueles de porcelana. Olhei na internet achei uns lindos mas caros e com certeza demoraria um tempo até eu tê-los em mãos. Então lembrei que eu moro na Capital Nacional da Louça e Porcelana e liguei em todas as lojas daqui pra ver se não tinha. Pra quem não sabe Campo Largo é a maior produtora de peças de cerâmica e porcelana do país, legal né?!
Encontrei em uma loja. Fui lá no mesmo dia pra ver. E eu gostei bastante, são brancos lisos, mas como o armário já tinha bastante informação achei que seria a combinação perfeita. Só que a atendente me mostrou dois com filete dourado em volta e com decalque de flor, bem retrô... E eu cheguei a conclusão que poderia usá-los nas gavetas pra diferenciar um pouco. Gente e tudo muito, mas muito mais barato do que os da internet, quer saber?! Os brancos foram R$ 3,00 e os pintados R$ 5,00 cada! Tá bom pra você? Pra mim tá ótimo. Só que tem um porém, os da internet já vem prontinho e esse era só a peça de porcelana, você que tem que arrumar o parafuso e colocá-lo na peça. Mas nada que seja muito trabalhoso, vem que eu te explico.
Fernando encontrou os parafusos que dariam certo (em casa mesmo, nem precisamos comprar nada) e eu os prendi com massa durepoxi. Coloquei a massa no fundo do puxador, encaixei o parafuso e depois completei com massa envolta. Aí precisa esperar secar. Fernando ficou brigando comigo porque eu não parava de mexer e ele disse que ia estragar a peça, mas é que eu queria instalar logo. No dia eu só coloquei, sem forçar a porca no parafuso para que não soltasse, e no dia seguinte que estava bem firme eu apertei um pouquinho mais.






Agora me diz o que você achou. Eu adorei, no primeiro dia entrei na cozinha e achei que tava em outra casa sabe, de tão diferente que ficou! E pra mim isso é ótimo, porque a cozinha era uma das partes da casa que eu menos gostava na casa.
Só que eu sei que nem todos gostam dessa versão bem demolição, eu e o Fernando até comentamos que esse é um daqueles trabalhos que algumas pessoas perguntam: `vão pintar de que cor?` mas é assim né cada um com seu gosto!



16 comentários:

  1. Oiii,adorei os puxadores!!Muito baratos,realmente!!Ficou muito legal o conjunto todo!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Lindisssssssssssssiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimo. amei

    ResponderExcluir
  3. OI lindona!
    PERFEITO !! Amei!!
    Para quem perguntar de que cor você vai pintar , a resposta é simples : Gosto dele assim e tá super na moda , rsrsrsrs!
    Tem gente que pergunta pois é curioso mesmo, mas outros por que não entende nada de tendências e ainda tem aqueles que sempre querem dar um palpite sem noção , kkkkkkkkkk!
    Ta lindo ! e amei os puxadores também !
    Vou bom saber que Campo Largo é a capital da Cerâmica, ja vou procurar na net , rsrs! Mas fica aonde São Paulo ?
    Bjkas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica, obrigada flor. Na verdade Campo Largo fica no Paraná, próximo a Curitiba.
      gente sem noção sekpre tem, mas eu nem ligo, não vale a pena.
      beijoca

      Excluir
  4. Oiiii!! que lindo que ficouuuuu o armário, gente *-*
    tenho uma comoda de madeira, e preciso reformá-la sabe..
    pintaram de branco, o antigo dono, dai ficou tudo manchado... mas um manchado feio.
    Acho que preciso lixar, e então passar tinta, e arrumar uma gaveta...
    ao mesmo tempo que tenho vontade de reformá-la e usaá-la no meu quarto, fico pensando em compra ruma comoda nova, uma que combine com guarda roupa, e cama.. sabe? aquele quarto moderno, novinho? aiaiai como é difícil rsrs

    beijosss :* e amei o post, adorei como vc fez!
    http://meudoceamadocantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Daniele, se fosse reformava, o orgulho de ter algo feito por vc é muito bom. E outra, o mais difícil que é encontrar um móvel legal vc já conseguiu. Faz aos pouquinhos que daqui a pouco tá pronto e vc vai adorar! Hahahha a mais louca da reforma né?!
      bjos

      Excluir
  5. Ficou muito lindo Maíra!!!
    Aprovadíssimo!!!
    Deu um toque especial para sua cozinha!! :)

    ResponderExcluir
  6. Olá querida adorei muito vc é muito criativa gostaria de saber se vc tem o endereço ou telefone do lugar q comprou o puxadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciane, obrigada. A loja dos puxadores fica na Br 277, entre Curitiba e Ponta Grossa, o nome é Falarz. Achei esses telefones aqui (41) 3555-1862 e 3392-4027. Espero que ajude!
      Beijoca

      Excluir

E aí?