segunda-feira, 27 de abril de 2015

Como fazer móbile para berço

Oi gente,
Tão percebendo que ando a todo vapor com as coisinhas da nenê? Estou aproveitando que ainda tenho pique pra fazer tudo o que eu quero e botando a mão na massa mesmo. 
O tutorial de hoje é do móbile do berço. Resolvi que a decoração do quartinho seria de passarinhos. Passarinhos voam. Tem relação com o céu. Ok. Isso pra explicar que além dos passarinhos também teriam nuvens e céu. 



Comecei fazendo os moldes do passarinho e da nuvem em um papel mais grosso.

Comprei feltro nas cores que eu queria e tecidos coloridos também.
As nuvens são bem fáceis. Fiz no feltro azul mesmo. só cortar duas partes e costurar. Antes de fechar enche com a fibra. Nestas fiz o caseado com um tom de azul mais forte.

Já os passarinhos dão um pouco mais de trabalho. Cortei o corpinho no feltro branco. 
 
O bico no feltro amarelo e pras asas tem que cortar 4 partes. Duas são em feltro e duas no tecido colorido de tricoline. 
 Costura a asa, sendo o tecido colorido com o feltro e faz isso com as duas. Juntando o tricoline e o feltro fica mais firminho.

 
 Eu escolhi fazer a mesma estampa do tecido em quatro cores diferentes. Acho esta estampa linda. Eu usei duas asas iguais em cada passarinho, ou seja, duas asas com a mesma estampa.




 Para fazer o bico, corta no feltro amarelo e costura em separado.  Aí monta. Eu vou costurando o corpinho e quando chega na cabeça coloco o bico e já ponho o enchimento pra fechar. 


 Só depois disso pronto que costuro as asinhas por dentro, nem aparecem os pontos. 
Neste eu não fiz o caseado, só o ponto corrido normal.

 
Pra finalizar pintei os olhinhos com caneta preta para tecido.

Agora vem a montagem do móbile. Comprei um bastidor de 20 cm. Bastidor são círculos de madeira que se encaixam e são usados pra fazer bordado, coloca o tecido entre os círculos e fecha, assim fica bem estendido. Pintei de amarelo (era para ser o sol), mas só nas partes que não se encostam.
Depois de seco comecei a colocar os penduricalhos. Peguei uma linha de pesca bem, bem fina, passei com uma agulha pelo bichinho e depois amarrei na parte exterior do bastidor. Fiz isso com 4 nuvens e 4 passarinhos, intercalados e cada um em uma altura diferente.
Na parte interna no bastidor amarrei 4 partes de linha e juntei no centro. Fernando fez um ganchinho de arame grosso e prendemos nele. Aí foi só fechar o bastidor e pronto!
Ficou fofo né?!





 Olha, fiz um videozinho pra mostrar ele em 'movimento':
 Dá pra fazer com qualquer penduricalho que quiser. Só cuidar pra não deixar em altura que o bebê possa pegar. 

2 comentários:

  1. Que charme amiga, ficou muito delicado.

    Má vc conhece a pedagogia montessoriana? Procura no face, tem um grupo Montessori para mamães, lá tem modelos de móbiles sensoriais, cores, alturas, texturas, formatos a serem usados que ajudam nossos bebês a se desenvolverem e tem muita coisa bacana. Passa lá pra conhecer a metodologia.

    Bjs

    ResponderExcluir

E aí?