quinta-feira, 30 de abril de 2015

Paraná de Luto

Oi pessoal, 

Hoje venho falar de uma coisa triste. O Estado do Paraná está estarrecido com as atitudes déspotas de seu (des)governador.
Ontem, o playboy (Beto Richa do Psdb) que comanda o Estado deu ordem para que mais de dois mil policiais massacrassem uma manifestação legítima, democrática e pacífica. 
São cenas lastimáveis.
Gente, praticamente minha vida acadêmica inteira foi no ensino público estadual: ensino fundamental, médio e graduação. Aqueles que estavam lá levando bala de borracha, gás lacrimogênio, jatos de água, spray de pimenta, mordida de cachorro e bombas de efeito moral, são pessoas que me ajudaram a chegar onde estou hoje.


 Nada justifica aquela ação. Mais de 200 feridos.
 


O pior é o governo vir a público dizer que eram black-blocs infiltrados no movimento, mentira! Dá pra ver em todas as imagens, senhorinhas de cabelo branco, tiozinhos, PROFESSORES!!!
Eu escutava do meu trabalho as bombas e acompanhando as notícias fiquei muito nervosa, não conseguia parar de chorar. Meu marido tava lá no meio, meus amigos, meus professores. Inacreditável, até agora meus olhos se enchem de lágrimas com cada notícia que vejo, com cada vídeo, com cada relato. 
Escrevo isso para que mais gente no Brasil saiba o que está acontecendo aqui, o que esse governadorzinho está fazendo, mandando e desmandando no estado como se fosse seu brinquedinho particular. 
Pra explicar, no começo do ano o governo estadual fechou turmas, demitiu funcionários, cortou programas e repasse de verbas às escolas e ainda queria pegar o dinheiro da previdência dos servidores pra tampar o rombo que a sua péssima gestão deixou nos cofres públicos. Na época, os professores e funcionários indignados entraram em greve, se manifestaram, adentraram a assembleia (não pode se chamar invasão se o povo entra na casa do povo né?) e conseguiram que o projeto, chamado pacotaço de maldades fosse retirado de pauta. O governo recuou com alguns dos cortes e os servidores voltaram às aulas. 
Menos de dois meses depois, o mesmo governo mandou novamente para assembleia um projeto para mexer no fundo da previdência dos servidores estaduais (todos, não só professores, tanto que várias categorias estavam em greve, saúde, justiça...). Claro que não aceitaram novamente e foram manifestar. Só que desta vez, o governo estadual mandou que o efetivo do estado inteiro da polícia militar fizesse um cerco na assembleia legislativa, desde o sábado a noite, sendo que a votação seria na segunda. Os servidores estiveram ali na praça em frente a assembleia todos os dias, até que na quarta-feira houve a truculenta ação policial. Pra vocês terem uma ideia, bombas eram jogadas de helicóptero! Gente, o maior efetivo policial já usado no estado foi para atacar os 'terríveis' professores! Não foi ação contra bandidos, contra corruptos, contra assassinos, foi contra simples trabalhadores lutando por seus direitos. Note-se que não pediam aumento exorbitante, que não pediam placas de ouro, apenas que o que já existia não piorasse! Pra mim é muito indignante. Importante ressaltar que o que houve não foi um confronto, foi um massacre, pois só um lado estava armado e organizado pra atacar.
Desculpem o desabafo.
Em breve voltamos com a programação normal do blog. Sei que preciso ficar calma por causa da Cecília, mas tá difícil viu?!

*Fotos retiradas da internet

8 comentários:

  1. Marina, lamentável o que estão fazendo com os professores. Bravos guerreiros todos os dias.
    Gostei tanto do seu desabafo que tomei a liberdade de copiá-lo no meu face. Dá uma olhadinha lá. Achei tão perfeito que quis que outros vissem o que está ocorrendo ai.Caso se oponha eu retiro sem problemas.Não quero lhe criar constrangimentos. Parabéns e boa sorte a todos dai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmem, pode usar o texto sim! O que eu quero é q mais gente no Brasil saiba o q tá acontecendo aqui! Obrigada
      Maíra

      Excluir
  2. Também sou professora e fiquei estarrecida com o acontecido. Todas as nossas conquistas só acontecem na base de muita luta da categoria e aí vem um governo e quer retirar o pouco que temos. Indignante! Apesar de ser de outro estado, vivo na carne as alegrias e as mazelas da profissão. Como vc também chorei diante das imagens fortíssimas. Enquanto tudo acontecia com certeza tinha gente roubando e matando e saindo livremente, como a gente vê todos os dias. Sem falar nos assaltos aos cofres públicos que também ficam impunes. O que ainda me deixou perplexa foi ver que alguns policiais foram presos por se recusarem a participar do massacre. Insanidade total! Nessas horas me da uma descrença neste país! PT, PSDB tudo farinha do mesmo saco. Uns mais autoritários, outros mais imorais, todos corruptos e quem sofre é o povo que vê seu sistema educacional piorar a cada dia, uma saúde publica que nunca foi boa simplesmente não funcionar. Onde vamos parar? Desculpe meu desabafo também! #repudioaomassacrenoParaná.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Estela. Sua profissão é linda, como diz meu marido, não é um trabalho é uma função social.
      Espero q um dia, logo, as coisas melhores.
      bjo

      Excluir
  3. Oi Maíra!
    Infelizmente, estamos sendo governados por bandidos!
    Assisti um vídeo pela internet e fiquei horrorizada com o que aconteceu...professores machucados e os poucos policiais que se recusaram a tomar uma atitude estão correndo o risco de serem exonerados! Que país é esse?!
    No dia que todos se unirem por um objetivo comum, talvez ainda tenha uma esperança...até agora foram poucos os que se manifestarem em apoio ao Paraná e o que eu não entendo é que tantas pessoas foram às ruas querendo a cabeça da Dilma numa bandeja e agora simplesmente ninguém faz nada! Saiba que mesmo de longe (Contagem/MG) apoio a luta de vocês!
    "casinha de uma pequena mulher"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, sim, foi muito lamentável. Tb acho q está na hora de todos se unirem por um bem comum!
      Obrigada pelo apoio ;)
      bjoca

      Excluir
  4. Realmente lamentável. Mas não podemos deixar que calem a voz do povo brasileiro, atitudes como esta desse governador, demonstra total desespero e medo do poder do povo, não podemos desistir. Eles sabem do poder que temos em nossas mãos, e por isso tetam nos calar com poder da força e violência, só precisamos que mais brasileiros acreditem nesse poder também, porque assim conseguiremos, mesmo que aos poucos, acabar com essa bagunça do políticos no Brasil.Somos um só povo, e estaremos todos torcendo uns pelos outros, apoiando uns ao outros.

    bjs

    http://decoramante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Daiana, obrigada pelo apoio. E vamos todos em frente!
      bjo

      Excluir

E aí?