terça-feira, 1 de março de 2011

Móveis antigos, o retorno

(por Maíra)
 Olá, como estão?

Eu estive em viagem de trabalho semana passada. Fui lá pra capita federal e pude tirar uma dúvida. Vocês lembram que a Marina fez um post meio decepcionada com a loja da Etna que abriu em Curitiba? Eu também senti a mesma coisa quando fui e achava muito estranho, pois todo mundo na esfera blogueira diz que essa loja é muito boa. Aí, aproveitei uma noite de folga e fui passear na Etna de Brasília e entendi porque gostam tanto dela. É bem maior que a de Curitiba e tem muita variedade, só que eu continuei achando os preços salgadinhos... Mas valeu a pena para desmistificar a Etna para mim. Infelizmente não pude comprar nada (leia-se falta de dinheiro e logística de viagem).

Mas agora vamos falar do assunto desse post: os móveis antigos!
Esses dias mostrei pra vocês os móveis que ganhamos ou que seremos fiéis depositários (espero que pelo resto da vida). Como puderam notar eles precisavam de algum restauro e como eu sou uma pessoa ansiosa, passei o final de semana antes da viagem restaurando-os, junto com o Fernando, é claro! Não tenho os jeitos de fazer as coisas sozinha, obrigada amor.

No criado mudo, ele lixou a parte superior que tinha os adesivos, passamos produto contra cupim e passei uma camada de osmocolor onde lixamos para que ficasse na mesma cor do resto.

Também trocamos o puxador. Eu tinha comprado um de flor de madeira na Etienne, mas ele não cobria a marca do antigo. Aí encontrei esse numa loja de ferragens e achei que ficou perfeito.



Na estante/cristaleira, apenas passamos o produto anti cupim, lixamos os pés e também trocamos os puzadores. Foi difícil achar os puxadores que encaixassem, pois as medidas são bem diferentes. Esse aí foi o único que chegou perto, mas ainda dá uma diferença de milímetros, que alguém só percebe se eu falar e o pior é que eu sempre falo! hehehe AH! Deixa eu explicar porque não uso esse armário como cristaleira. Por enquanto nossa casa ainda não tem sala de jantar e ela não caberia na cozinha também, portanto, por algum tempo ela viverá no escritório como estante de livros.


O balcão, pela insistência frenética de nossas leitoras hehehe, mentira, mas é que quando algumas pessoas falaram que ele tava tão legal, eu resolvi dar uma chance para esse balcão combinar com a minha cozinha assim mesmo. Única coisa que fizemos foi pintar os pés que são de metal, trocar o apoio deles e tive que pintar o puxador.

Vocês não tem ideia de quantos lugares eu fui procurando um puxador que encaixasse ali, mas nada dava certo. E o que tava lá estava sujinho, encardido, desbotado... minha única saída foi pintar aquele mesmo. Eu pintei de tinta acrílica que tinha em casa. Na verdade todas as coisas utilizadas, exceto os puxadores, eu já tinha em casa. Produto de cupim era do sogro, osmocolor compramos pra passar nas portas de madeira, tinta de metal era a das janelas e essa azul era velha, muito velha...



Então, eu tenho vários móveis 'novos' gastando menos de R$ 5,00!!! Tá ótimo né?!

Ah! A mesinha não fiz nada, ela é tão cuti-cuti que tenho até medo de mexer... Apesar que está com os pés bambos e um pouco comida de bichinhos, ainda não decidi como consertá-la.

10 comentários:

  1. Oi querida Maíra, adoro restaurações e amei todos os móveis que "herdou" e vi que utiliza o anti cupim prá dar uma freada neles, qual é a marca do seu, quantas vezes vc passa e resolve de verdade???????? Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa, obrigada pelo carinho.

    O produto que a gente usou é Pentox, meu sogro disse q é o melhor... vamos ver! hehehe
    Nós passamos uma vez só, mas marido disse q é bom passar denovo daqui um tempo.

    Beijinho

    Maíra

    ResponderExcluir
  3. Adorei o resultado da restauração dos móveis antigos. Parabéns ao Fernando que lixou.... o servicinho infame para se fazer...rsrs.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oiê!!!
    Maravilhosa transformação, hein!!! E com um custo baixo, fica melhor ainda, né?!
    Achei essa mesinha muito linda, cheia de estilo, além de ser muito cute!!!!!!!!!
    Seja qual for a idéia usada, ela vai ficar um mimo! Que tal apenas lixar e passar uma cera pra conservar?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesinha ficará linda com verniz Sparlack 3 anos filtro solar. Passa uma base antes com boneca ( http://www.empoeirados.com.br/dicas/para-sua-oficina/como-fazer-boneca-para-envernizar-madeira/), fica um acabamento melhor e depois aplica o verniz com o rolo.

      Excluir
  5. Maíra, todos ficaram ótimos, mas o balcão está SENSACIONAL!!! Ficou muito lindo mesmo!!!
    Demais!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. interessante o seu blog, tbm gosto de utilizar moveis antigos para restauração e cusotmização.
    sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Eu ganhei da tia do meu pai um criado mudo igualzinho a esse teu, agora só tenho que restaurar.
    Qual a cor de osmocolor que tu usou??

    Beijos, estou adorando o blog
    Carla

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla,
    A gente usou o osmocolor semi-transparente da cor Imbuia.
    Que bom que você gostou do blog. Passe sempre por aqui!
    Bjão
    Maíra

    ResponderExcluir
  9. AMEII...como eu ainda não conhecia?ameiii...
    boa quarta!!
    Monica

    ResponderExcluir

E aí?