quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Meio ambiente - Dia sem carro

(por Maíra)



Olá amigos, como todos devem saber hoje é o Dia sem carro e inspirada nisso venho aqui partilhar com todos algumas coisas que podemos fazer para transformar nossas atitudes diárias em atitudes mais sustentáveis. Sei que para muitos isso pode ser batido demais, mas sempre tem alguém que se inspira e resolve mudar um pouco de hábitos, então não custa nada né?!

1) Sempre que possível deixe o carro em casa, vá a pé ou de bicicleta e pelo menos uma vez por semana vá trabalhar de ônibus (pra pessoas que como eu moram extremamente longe do trabalho e não tem como ir de outro meio). E se for de carro, pratique a carona solidária.

2) Reduza o consumo de materiais como plástico e papel. Reciclar é importante, mas ainda gasta muitos elementos no processo de reciclagem, então, primeiramente procure reduzir. Alguns exemplos fáceis:

- Evite comprar produtos que venham com muitas embalagens;

- Sempre que possível compre produtos em lojas que vendem a granel, assim você pode levar sua própria embalagem e não gera muito lixo. Por exemplo, podemos comprar ervilhas desidratadas e cozinhá-las na panela de pressão, evitando a lata que iria para o lixo e os conservantes do produto. Assim como cereais, granola, biscoitos...

- Sacolas plásticas - parece tão óbvio, mas vejo tão poucas pessoas usando e sempre que compro uma coisa tenho que implorar para o vendedor não me dar a sacola, pois eles já estão acondicionados a isso.

3) O que você usou e não tem mais serventia procure instituições para doação e o que não for possível doar envie para a reciclagem. Em lugares que não há a coleta seletiva, sempre tem uma cooperativa ou algum catador que passa recolhendo esse material, basta se informar.

4) Deixe a cidade mais permeável! No concrete tudo. Construa jardins, deixe espaço para a água penetrar a terra, assim evitamos enchentes e o verde ajuda na absorvição de gases do efeito estufa.

5) Sempre que possível cultive algumas coisas para sua alimentação, nem que seja um vasinho de temperos na janela do seu apartamento.

6) Plante várias árvores. Elas são muito importantes. Hoje no centro de Curitiba a secretaria de meio ambiente está distribuindo mudas de árvores. Eu peguei a minha - ipê roxo!

7) Consumo consciente. Quando precisar consumir, procure empresas preocupadas com o meio ambiente. Ao comprar detergente, por exemplo, certifique-se que ele é biodegradável.

8) Evite / diminua o consumo de carne; a pecuária é uma atividade bastante impactante ao meio.

9) Economize água e luz. Não precisa deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba, assim como as lâmpadas em ambientes que ninguém está usando. Sempre compre lâmpadas frias, pois consomem menos energia. Outra dica legal é usar um balde quando for tomar banho para armazenar a água gasta até o chuveiro esquentar, utlize-a no vaso sanitário, para limpar o chão... Assim como recipientes para armazenar a água da chuva que pode ser utilizada na rega das plantas e a água da máquina de lavar pode ser usada para lavar calçadas.

10) Pilhas, baterias, equipamentos eletrônicos e óleo devem ter um destino especial. Procure por empresas que fazem a reciclagem. Muitos locais como bancos e shoppings também recolhem esses produtos para encaminhá-los à destinação correta.

Por enquanto é só, quem tiver dicas bacanas compartilha conosco!

3 comentários:

  1. Oi Marina e Maira!! Procurei por aqui o e-mail de vocês, pois queria mostrar algumas coisinhas que eu fiz inspirada no blog de vocês! Mas não encotrei... :( Bom, como eu disse num outro comentrário, o blog que eu estava planejando nasceu!! Adoraria se vocês visitassem... Se vocês comentassem então... seria uma honra!!! Obrigada pelas inspirações e pelas dicas. Nos vemos por aqui! :)

    http://casadecolorir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. queridas Marina e Maira,
    que blog mimoso !!!

    ah...
    gostaria de te convidar para conhecer o nosso MIMO CHIC, um espaço criado por nós, que somos 2 irmãs, diferentes, mas com uma coisa em comum : a vontade de dividir dicas, segredinhos, e pequenos prazeres que a gente pode e deve nos dar !

    E vai ficar muito mais legal se você vier conosco !

    hug,

    Lulú & Sol

    ResponderExcluir
  3. Olá!Marina e Maíra,
    Linda postagem! "Meio-ambiente - dia sem carro"
    As dicas,como vcs disseram, podem ser batidas, mas não devem ser nunca esquecidas.
    Vamos REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR.
    Procuro sempre, no dia a dia, seguir os 3 Rs.
    Estamos juntas nessa!
    bjs
    Sonia de Sá ( sua seguidora ) do blog:
    http://quartosdebebebysoniadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir

E aí?