quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Organização da casa

(por Maíra)

Hoje resolvi voltar a falar desse assunto, pois como já contei aqui eu entrei nessa mania. Antes eu era bem desorganizada, mas quando fui descobrindo que é fácil manter a organização aderi a essa moda. Quero mostrar pra vocês algumas coisas bem simples que podem ser feitas para ajudar a manter a casa em ordem.


Ressalto que são coisas bem simples mesmo, mas que sempre podem ajudar alguém, como ajudaram a mim.

Na maioria dos sites e blogs de ‘personal organizer’ eles recomendam cestos e organizadores de plástico, só que muitas vezes esses são carinhos, então, eu resolvi o problema usando potes de sorvete. Além de dar serventia a algo que poderia ir pro lixo, eu não gastei nada.

Primeiro na gaveta de mantimentos:



Eles ajudam a separar itens como suco em pó, especiarias que estão em pacotinhos, itens pequenos em geral.

Já no armário de pote eu usei pra separar as tampas, e foi uma das melhores coisas que eu fiz, porque nosso armário é de canto e era muito difícil encontrar alguma coisa nele. Com as tampas organizadas e separadas – pequenas e médias – fica muito mais fácil de encontrá-las. Só as maiores que não cabem em potes de sorvete ficam em outro lugar.

No armarinho do banheiro eu comprei dois organizadores em loja de 1,99 e forrei uma caixinha de sapato com tecido. Na outra gaveta eu uso uma caixinha que ganhei com uns sabonetes.


Repara nas necessaires coloridinhas, fui eu que fiz!


No escritório e na penteadeira do quarto também tem organizadores pequenos de loja de 1,99. Eles são ótimos pra concentrar a bagunça, colocar tudo que fica solto, e ainda são práticos na hora de fazer a limpeza.



As bijuterias eu resolvi da seguinte maneira. Os colares grandes eu coloquei um ganchinho na parede, os brincos arrumei esse negócio. Pausa para explicar: este coisinha amarelo era uma arara da minha Barbie quando eu era criança. Anos depois o reencontrei, pintei com tinta acrílica e agora ele serve pra colocar meus brincos. As outras bijus ficam em dois porta jóias... O de pianinho é de quando eu era bem pequenina... fofo né? O outro eu ganhei de um artesão da Feira do Largo em Curitiba e é ótimo porque já tem várias divisões.




Ah! Lembrei de mais uma idéia, os cintos. Nunca tinha lugar pra colocá-los, então comprei um ganchinho (adoro esses ganchinhos) e marido parafusou dentro do guarda roupa pra mim. Essa solução só vale pra quem tem poucos cintos como eu.



Com o tempo eu vou falando mais coisinhas que fiz e me ajudam muito em casa. E vocês tem casos de arrumação ou bagunça, por que não, que possam compartilhar com a gente?! Então escreve aí.

7 comentários:

  1. Eu tenho uma dica para cintos: pegue uma fita de gorgurão de uns 30 cm de comprimento e pregue na porta do guarda-roupa na horizontal e coloque os cintos 'dobrados' como se fosse uma toalha.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  2. Adorei.
    Gosto muito de cada coisa em seu lugar, rsrsr até parece o nome daquele progama né, mas é verade. Qdo organizado a gente acha tudo mais fácil e conserva melhor.
    Bjs

    acasinhaencantada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Má.....vc e o Paulo deveriam fazer um blog juntos...ahuahuhua....sério!
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. OI AMIGA, VIM CONHECER SEU CANTINHO. BJS MARA

    ResponderExcluir
  5. Oi Má

    Demorei mas estou aqui...Bom eu tbm tenho essa mania aí de organização. Uma coisa que fiz assim que casamos foi organizar nossos documentos, então dividi tudo em pastas por assuntos: pasta para Doc. do Carro/outra para todo tipo de Contratos/ outra para Certidões, certificados, históricos e assim por diante. Junto todas as correspondências tbm em uma pasta sanfonada mês a mês e no final do ano arquivo tudo em saquinhos plásticos, assim sempre jogo (destruo) o arquivo mais antigo (faturas de serviços públicos e outros: luz, água, cartão de crédito), dizem que é bom guardar os últimos 5 anos né, então já está tudo organizado...e na vida que eu levo, mudança de tempos em tempos, é muito bom ser organizada...

    rsrsr, beijinhos!!

    ResponderExcluir
  6. Vcs ficam me incentivando a manter a organização, aí quando eu virar uma louca ninguém vai me aguentar né?! hehehe Brincadeiras a parte, é verdade né, é tão bom ver tudo organizadinho... A Lu então q vive de mudança tem mais é q colocar tudo sempre no lugar certo.
    Bjo
    Maíra

    ResponderExcluir
  7. muito bom o seu blog. parabéns pelas dicas maravilhosas..... bjuuuu

    ResponderExcluir

E aí?